top of page

Conheça-te a ti mesma

 

Assim como a lua que passa por fases, a mulher que carrega consigo essa energia cíclica, também passa por fases todo mês. O autoconhecimento vindo através da aceitação e compreensão do seu corpo lhe trará conforto de entender que isso é algo natural, ou seja, menstruação não é sinônimo de inferioridade.

 

As mulheres passam por quatro fases todo mês em seu ciclo menstrual, que também podem ser explicadas como: Pré-ovulatória, Ovulatória, Pré-menstrual e Menstrual. As nossas ancestrais já compreendiam que as mulheres passavam por fases não somente físicas, mas também emocionais e espirituais de acordo com seu ciclo menstrual, e associavam essas fases aos períodos lunares, que também são divididos em quatro momentos: nova, crescente, cheia e minguante. Ao observar essas transmutações, perceberá que faz muito sentido a relação entre esses dois ciclos.

 

A maioria das meninas começa seu ciclo menstrual aos 12 anos, cada ciclo dura em média 28 dias, a contar do primeiro dia de cada menstruação até o começo da próxima.

 

O ciclo físico mensal consiste em quatro fases: pré-ovulatória, ovulatória, pré-menstrual e menstrual. Dentro de cada ovário existem grupos de células chamadas folículos, onde ficam óvulos imaturos. Durante a fase pré-ovulatória, um folículo amadurece, produzindo o hormônio estrogênio, que estimula as paredes uterinas. Considerando um ciclo de 28 dias, o folículo se romperá aproximadamente entre o 14º e o 16º dia do ciclo, liberando o óvulo. Essa é a fase ovulatória.

Após a ovulação, o folículo se torna um “corpo lúteo” e produz progesterona e estrógeno. A progesterona prepara as paredes uterinas para a fertilização. Quando não ocorre a fertilização, o corpo lúteo aos poucos se degenera e os níveis de progesterona e estrógeno caem: essa é a fase pré-menstrual. O revestimento do útero começa a desintegrar, dando início ao sangramento da fase menstrual.

 

Na mitologia e nas lendas, as energias sentidas pela mulher durante o mês, em seu ciclo menstrual eram vistas como um ritmo de quatro fases, que refletiam as fases da lua. No ciclo menstrual, a Donzela e a lua crescente representam a fase que vai desde o fim do sangramento até a ovulação. As energias dessa fase são parecidas com as de uma jovem donzela solteira: geradoras, dinâmicas e inspiradoras. É tempo de iniciar novos projetos.

 

A mãe e a lua cheia representam o período após a ovulação. As energias da maternidade e da fase da mãe também são similares e contêm a habilidade de nutrir, sustentar, empoderar e criar nova vida. É tempo de concretizar projetos, hora do agir! 

 

A fase da lua minguante é representada pela feiticeira e marca a fase pré-menstrual. Nesse estágio, a sexualidade a criatividade se intensificam, assim como suas forças interiores destrutivas e sua percepção. É uma fase de meditação, reflexão e conexão consigo mesma. Refletir sobre os planos e projetos já feitos e se preparar para os novos, nessa fase os sentimentos se intesificam, então tudo vem à tona!

 

A fase da menstruação é marcada pela bruxa anciã, que representa a lua nova. É um período de aprofundamento do estado de consciência interior e de introspecção. Momento de se afastar do mundo, de se encontrar e renovar-se. Momento para se cuidar, olhar para você mesma e dar mais atenção para seus sentimentos! 

 

No passado, a natureza lunar das mulheres era reconhecida como uma indicação da conexão entre as mulheres e o universo. Por meio do seu corpo, a mulher vivenciava, intuitivamente, a interconexão de toda a vida, a ausência de distinção entre divindade e a criação e o ciclo de vida, morte e renascimento.

 

A partir do momento em que você se reconhece como ser divino e que seu corpo é extremamente natural e belo, você e o mundo passam a se respeitar, como deve ser! Observando os movimentos dos seus ciclos, você conseguirá administrar essa energia poderosa, e organizar suas tarefas e afazeres de acordo com seu estado de consciência e espirito, organizando melhor as relações em seu trabalho e em sua vida pessoal. Isso não é maravilhoso?

 

Você pode fazer anotações de como se comporta em cada ciclo, aos poucos irá perceber uma similaridade entre comportamentos e sentimentos em cada fase do ciclo. Assim você vai criando uma relação mais saudável e confortável com seu corpo. Quando passa a utilizar os absorventes de pano ou as calcinhas absorventes cria um laço ainda maior com seu sangue e passa a amar seus ciclos agora cheios de vida!

001.png
bottom of page